sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Risco x Oportunidade ou Momento certo?

O tema é confuso, e ai está o barato da discussão.
Inicialmente nos remetemos ao mundo dos negócios, onde os profissionais são treinados para identificar, controlar e proteger os riscos envolvidos em cada uma das oportunidades apresentadas. Tive um chefe que uma vez me disse....”não sou pago para correr risco e sim para ganhar dinheiro” . Bom, fica a pergunta: E o risco?
No mundo do negócio existem pessoas cujo papel estratégico é identificar oportunidades, contudo um contingente muito maior para controlar os riscos relacionados as oportunidades identificadas. Em alguns momentos o controle do risco é a oportunidade.
Para identificar oportunidades a essência é o indivíduo – o talento humano, para controlar riscos é preciso muito mais. Investe-se em sistemas modernos, modelos matemáticos, garantias ou as famosas operações de derivativos exóticas, com duplo carpado twister mega blaster e tudo mais.
Os profissionais envolvidos com o controle ou proteção do risco são muito respeitados, ou por terem uma grande experiência, no caso são os famosos controlers. risk officers, compliance e auditores, ou por ter uma grande inteligência para elaborar as proteções “hedge” que não são simples de se entender.
Assim, temos outra pergunta: investe-se mais no controle do risco do que na identificação ou geração de oportunidades? A resposta é sim, afinal para ganhar dinheiro é preciso não perder.
E como fica o momento certo no mundo dos negócios?... Ele está embutido na oportunidade e tem uma relevância maior, quando usado na divulgação ou propaganda.
Fora do mundo dos negócios essa relação não é muito clara, tendo a imaginar que tudo é tratado de forma separada e muitas vezes quem identifica a oportunidade também controla o risco. Bom daí a vem a frase que costumo usar: “parece chipanzé com navalha afiada na mão”
Alguns papéis estratégicos existentes no mundo dos negócios se aparecem em nossas casas. Nossos filhos são aqueles que na maioria das vezes identificam as “oportunidades” , seja de ir ao cinema, uma balada, uma festa na casa de um dos amigos, um curso no exterior, até mesmo a de se transformar num grande profissional que habitará o mundo dos negócios. Nós, os Pais, somos os controlers. risk officers, compliance, auditores e na maioria das vezes apenas tesoureiro. As operações de hedge estão nos planos de saúde, odontológicos e escolas não dá para fazer nada muito exótico.
Dado que o originador de oportunidades também quer controlar o risco, o momento certo passa ter um peso maior de importância. Fazer a coisa certa no momento certo é tudo que os Pais esperam dos seus filhos. Afinal, assim como no mundo dos negócios é preciso não perder para ganhar.
Fica a pergunta: Perder o que?? A pureza, a infância, os amigos, a oportunidade de ter seus próprios filhos, ou de fazer algo para humanidade. Perder Vida

Nenhum comentário: